quinta-feira, outubro 27, 2005

o síndrome do "agraman"

Em primeiro lugar, peço-vos que leiam o que aparece entre aspas exactamente como está escrito, sem pronuncias, até porque a língua em que esta escrito ainda não está definida.

Todo a gente sabe o que são estrangeirismos, fazem parte da nossa língua e cultura desde há séculos e alguns acabam por fazer parte do dicionário e são neste momento pertences da nossa cultura. A palavra cosmonauta vem directamente do russo, por exemplo, e neste momento esta adaptação de um estrangeirismo é uma palavra portuguesa.

Por outro lado, todos conhecemos o uso de palavras estrangeiras para afirmação de cultura: "os Maias" referem muitas vezes o uso de palavras estrangeiras como sinal da podridão da sociedade em que os "trés chique" eram uma forma de as pessoas afirmarem que estavam em sintonia com a nação mais influente da altura.

Os remanescentes desta cultura estão patentes na tias deste país em que todos vemos os estrangeirismos franceses e gozamos a bom gozar o pretenciosismo das palavras e da forma como são apresentadas com a anexa voz anasalada!

Hoje em dia, o que está na moda é o inglês, e as suas expressões. Se muitos termos ainda não têm tradução, ou a tradução não diz exactamente o que o termo tenta definir, muitos outros são escolhidos puramente por uma questão estéctica! E tal como as modas das roupas, algumas são ridículas e fazem as pessoas que as usam parecer palhaços!!!! E ainda para mais se alguém pegasse numa camisola esquisita e a vestisse nas perninhas!!!!!

No outro dia à noite, estava a vir para casa quando, na rádio, essa pérola do conhecimento e cultura portuguesa denominada Major Valentim Loureiro disse que não podia tratar da questão do Setúbal sem o "agraman" da assembleia da Liga!

Bem, devo dizer que durante os primeiros segundos nem percebi o que ele queria dizer: o que caraças é um "agraman"? come-se com batatinhas e salada? anda por aí à solta nas estradas? é perigoso? apanha-se como? Passado os segundinhos lá percebi o que ele queria dizer: concentimento!!!!! mas se existe a palavra em português, porque caraças é que se tem de dizer (e muito mal) em inglês? É o síndrome do "mixetér"! O gajo não é o treinador, é o "mixetér"!

Todos os dias ouvimos estas coisas e aceitamos isto como se tivessem algum significado... mas por momentos gostaria que um jornalista dissesse ao homem " santinho!, já apanhou a gripe das aves e espirrou, foi?".

e depois, meia volta recebemos uma mensagens no telemóvel e algumas delas, preciso mesmo de ter à mão o meu dicionário criólo-português para perceber!
No outro dia recebi uma em que a quantidade de KK e XX era tão grande que eu honestamente pensei que o gajo tava bêbado e telefonei-lhe a perguntar se ele queria que o levasse a casa, que aquilo devia ser um pedido de ajuda!

Se eu compreendo que se troque os "qu" por "K" para poupar umas letrinhas, "eskrever axim é ke me parexe 1 pouko exagerado!" pk junto c/ as abreviat. ixto fika 1 pk complikado de xe perxeber!" "xe ainda p/ xima adixiunar-mus + 1's errus ortugrafikos +/- konxientex aí é k é o karaxax!" não acham?

já basta disto, toda a gente erra e este blog está populado por erros, mas a verdade é que vamos parar de tentar falar no inglês que não sabemos (passamos a não saber nem inglês nem português), tentar cuidar da nossa língua (porque garanto que no inglês que se usa não se conseguem fazer entender na américa, nem em Portugal), e escrever mensagens independentes de dicionários (porque nem toda a gente os tem à mão).


Ah! e a mensagem que não tinha entendido dizia algo como "tens os apontamentos de produção? e que tal um cinema mais logo? abraço"

segunda-feira, outubro 24, 2005

Cheirinho a Mudança

Ora muito boa noite à comunidade de bloggers sem destino e que, por uma razão ou outra, acabam (com muito má sorte!) por parar aqui!

Possivelmente é só impressão minha, e vai-se a ver a verdade, estou com gripe das aves antecipada e já alguns problemas no nariz, mas ando a sentir no ar um cheirinho a mudança...

Calma aos corações palpitantes, acho que a crise ainda não passo, e o nacional não vai ganhar o campeonato, mas noutras coisas começou algo...

Tudo começou pelas farmácias, que de um momento para o outro perderam o monopólio dos medicamentos sem necessidade de receita médica. Nessa altura, se bem se lembram, o presidente do sindicato dos farmaceuticos (ou algo que o valha) veio apelidar a medida de atentado à saúde pública (até pensei que o governo estivesse a implementar a Peste Negra), apesar de nos países em que a medida já é aplicada há muitos anos, não se terem sentido graves efeitos na taxa de mortalidade...

Depois, certas situações que há muito tempo os trabalhadores não ligados à saúde pública, apelidavam de "injustiça do caraças" (para não dizer pior) e o governo aprova a medida de passar a incluir os funcionários públicos no regime geral do serviço de saúde, exigir-lhes 40 horas semanais e aposentação à mesma idade qeu o resto do pessoal. É claro que so funcionários públicos perderam direitos, mas seria justificável terem-nos? é que qualquer pessoa poderia alegar cansaço psicológico, dificuldades em exercer a profissão com o aumneto da idade, etc.

Quase ao mesmo tempo a Autoridade para a Concorrência, que muitos de nós nem sabia que existia, começou a mostrar trabalho e multou 4 farmaceuticas por cartelismo.
Esta Autoridade, cheia de vontade por causa do tempo de antena e com vontade de mostrar a cara do resto dos colaboradores (5 minutos não dá para mostrar todo o pessoal da firma) vai de gás e multa as industrias de moagem pela mesma prática!
Como ainda faltam alguns colaboradores e ninguém pode ficar esquecido, eis que há um aviso: gasolineiras, empresas de construção para obras públicas, etc. toca de começar a disfarçar! já não pode ser à descarada! para uma instituição que deu no ano passado 9 milhões de euros em vales de compra para o estado, este ano, já rendeu 26 milhões e não parece estar para acabar! E como o Estado agradece! com um bocadinho de sorte ainda vamos aumentar o PIB em 10% devido a estes senhores!

Por outro lado, e numa acção rapidamente descrita de "perigosa, irresponsável e sem fins práticos" pelo Presidente da Associação de Bancos (ou algo que o valha!:-)), estas instituições começaram agora a ter de justificar os seus números e surpresa: ao que parece andam a usar paraisos fiscais para fugir ao fisco! mais uns milhões a decidir para os cofres do estado...

É que isto assim vai: o Governo faz umas contas e se por acaso falhar, vamos buscar uns rendimentos extra através da fiscalização, porque, como todo o Zé Povinho sabe: em Portugal, quem se lixa é o mexilhão, que é o único que paga as continhas todas! Todos os ricos sabem fugir a elas e arranjar esquemas para aumentar os lucros!

E este esforço, efectivamente louvável e correcto da parte do Governo, que finalmente dá alguns frutos, é como mexer na porcaria: bem lá do fundo e no meio do cheiro a mudança, vem um cheiro à merdinha sempre escondida que todos puxávamos para tráz do tapete...

E no fundo há uma coisa que não percebo: as pessoas que até ao ano passado diziam que era preciso fiscalizar mais e melhor, abolir direitos que se consideravam abusivos, etc. de um momento para o outro aparecem caladinhos e acenam com a cabeça quando se vêm as greves e afins... É um país livre: digam o que pensam aos vizinhos, mesmo se eles trabalharem na Farmácia do lado! podem apenas não comprar os medicamentos que lhes dão em que a caixa já vem aberta (não recomendado se o farmaceutico tiver o dobro do vosso tamanho!).

Ah! e por favor, apesar do ano especial, todos os anos temos de dar subsidios... e que tal se os agricultures fizessem um pé-de-meia? é que qualquer gajo com dois metros quadrados de milho tem dinheiro para comprar um trator, mas não para aguentar um ano de seca? eu quando for despedido, o governo não me vem pagar o carro e se eu não descontar para a segurança social, ná pá de subsídio de desemprego!

sábado, outubro 22, 2005















New Ecology continuação 1



Bem , depois do meu post referente à ecologia e às novas condições climatéricas é natural que nos sintamos um pouco tristes e desesperados... Apesar de haver uma enorme inercia nos sistemas climatéricos planetários (ou seja, qq acção demora várias gerações a fazer efeito!), há algumas coisas que podemos fazer para minimizar consequências das mudanças climatéricas, ou pelo menos adiá-las um pouco.

Na verdade, nenhum de nós vai sentir directamente os nossos esforços, mas os nossos filhos ou netos concerteza vão agradecer!

Segundo os últimos estudos, a Terra apresenta uma tendência marcada para o desaparecimento das estações temperadas (Primavera e Outono) e a substituição de anos temperados por anos de extrema seca ou de inundações extremas. Até 2100 a transformação deve estar concluída, por isso e melhor habituamo-nos a esta nova realidade.

Mas o problema principal continua a ser: agora que sabemos da situação, o que podemos fazer?

Todos nós temos ideias gerais acerca do que fazer, mas há imensas coisas simples que podem ajudar, e que por falta de informação e interesse, descuramos.

Vou tentar dar aqui, em posts vários, algumas dicas em relação ao que podemos fazer para ajudar, na medida dos possíveis com exemplos práticos e dados concretos em relação ao que estaremos a ajudar.

Este primeiro post vai ser dedicado a um projecto que aconpanho há já algum tempo e que poderá marcadamente melhorar a nossa compreensão em relação aos sistemas climáticos do futuro e as alterações destes.

Existe uma quantidade enorme de dados que são recolhidos todos os dias em estações climatéricas e sensores vários ao longo do mundo e, na realidade, nenhuma instituição se pode abastecer de supercomputadores suficientes para os analisar. Assim, alguns cientistas utilizaram o método já testado primeiramente pelo SETI, a divisão de informação por computadores pessoais.

Este tipo de projectos ganhou notoriedade através do projecto de descodificação do genoma humano e continua a estar disponível para a análise dos dados deste programa. Na verdade este projecto permitiu que a descodificação fosse feita em 4 ou 5 anos, em vez de 20 ou 30 com o supercomputador nativo, apenas!

A filosofia é muito simples: fizerem agora mesmo ctrl+alt+del e entrarem no gestor de tarefas, vão concerteza verificas que o vosso processador está apenas 20 ou 30% ocupado e assim é durante a maioria do tempo que o computador está ligado e para a maioria das pessoas. Na verdade o processamento só ronda os 100% quando jogam um jogo muito "pesado" ou codificam dvd ou afins.
Assim, um servidor distribui pacotes de informação que posteriormente enfia aos computadores voluntários do projecto e tenta aproveitar apenas a quantidade de tempo de processamento disponível nos computadores sem afectar a sua prestação enquanto trabalham nas nossas tarefas normais (navegar na net, jogar às cartas, trabalhar no office, descarregar no emule, etc.). O nosso computador analisa os dados automaticamente e reeenvia-os para o servidor com os resultados.

O processo não exige nenhuma intervenção humana e pode ser parado a qualquer altura, sem grande esforço, se quisermos fazer alguma coisa mais complicada com o computador, e para além do mais oferece um screen saver com uma interpretação visual da análise dos dados.

No caso de terem algum tipo de problemas em relação ao facto de não quererem ficar vinculados a um projecto tão importante, podem ficar descansados: os mesmo dados são enviados a vários utilizadores (normalmente 5) para o caso de alguém desistir, ou haverem erros, e os resultados são comparados uns com os outros.

Para as pessoas que se dedicarem a ter o cumpatador muito tempo ligado com este projecto, este assegura a divulgação do esforço através da integração na sua página do perfil, ou caso se justifique algumas palavras!

Sem mas demoras, aqui fica o link para a página do Climate Prediction

http://www.climateprediction.net/

e a página geral de todos os projectos desde tipo, onde podem escolher colaborar em outros projectos (investigação para curas de doenças, genoma humano, SETI, investigações astronómicas, etc), ou mesmo, até, todos ;-)!

http://boinc.berkeley.edu/

Passem por lá, experimentem o programa e dêm uma ajuda com algo que não necessita de nenhum esforço vosso, mas que pode significar imenso para nos ajudar a todos!

Qualquer pergunta, ou comentário, por favor, comentem no site, ou mandem-me um mail!

Obrigadão!

quinta-feira, outubro 20, 2005

Futebol e os computadores


Em primeiro lugar, parabéns ao FCP por ter relançado a sua participação na Liga dos Campeões deste ano, com uma exibição que já há muito desejavamos (pelo menos no que diz respeito a competições internacionais :P). Sinceramente, até me agrada que metam a pata na poça no que diz respeito à SuperLiga!

Mas tirando as ideias mais ou menos clubisticas, ontem voltei a aperceber-me de um facto que acho sempre engraçado e até mesmo.... RIDÍCULO!!!

Estava eu a ver o jogo na RTP1, e a escutar atentamente os comentários quando, de repente, saiu dalí uma preciosidade do conhecimento e cultura geral. A poucos minutos do fim um comentador, sem duvida com alguma mãozinha para a utilização do computador, diz:

" E o FCP está a fazer história! Ganha pela primeira vez EM CASA, a UMA EQUIPA ITALIANA, para a LIGA DOS CAMPEÕES!"

Bem, é claro qeu isto é histórico! aliás já estou a ver o canal de História a fazer um superespecial de duas horas acerca deste assunto tão relevante!

É que sinceramente, tenho assistido a estatísticas muito estúpidas nos jogos de futebol, mas acho que esta ultrapassa tudo!

Na verdade a ciência da estatística funciona para bem mais que a curiosidade, funciona para extrapolar conhecimentos do passado para o futuro, tentando prever comportamentos, sendo esta previsão importante em amostras que não seguem linhas perfeitamente lógicas, ou dependem do acaso...
É claro que, em casos como o futebol, as estatísticas têm tendência a falhar no particular, pois a quantidade de factores envolvidos é tão grande que a amostragem teria de contemplar milhões de pontos! Acho que a FIFA (ou UEFA) não estão interessadas em colocar o FCP a jogar contra equipas italianas em casa para a Liga dos Campeões milhares de vezes para termos uma previsão viável!

E partindo do princípio que o fariam, para que serviria a estatística? para que o FCP se entregasse voluntáriamente no início do jogo?

O advento do computador permitiu o tratamento de enormes quantidades de dados e, enquanto que antigamente, um qualquer pobre coitado ficava num gabinete a fazer contas num bloco durante 3 dias (com um termos de 5 litros de café, claro!) hoje em dia podemos colocar todos os dados e estabeler as comparações que quisermos! A ciência está em estabeler as comparações que realmente interessam! é que quando o pobre coitado tinha de fazer as coisas à mão, por economia de esforço ( e de café, sem dúvida) escolhia as contas realmente importantes, e não qualquer conta que lhe que aparecesse na cabeça!

Acho sinceramente que os jornalistas que fazem estas coberturas devem juntar-se uns dias antes à volta de uns finos e uns tremossos e perguntar uns apra os outros:
"ora oube lá João, que raio de coisas podemos dizer acerca deste jogo?"
" ó meu, tá complicado! passei a noite agarado ao excel e no meio das fotos pornográficas da net, não bi nada de jeito para por no ar! por este andar vou ter de trabalhar e pesquisar alguma coisa acerca dos jogadores ou assim...!"
" ó canudo, arranja qualquer coisa... eles já jogaram com equipas italianas?"
"já"
"e em casa?"
"já e umas vezes ganharam e outras perderam! nada de especial"
"e se for para a Liga dos Campões?"
" ora deixa cá ber no portátil... ah! ainda nunca ganharam!"
" viste? histórico!"
" oube lá, mas qual é o interesse disso?"
" ocuparmos o tempo sem tarmos calados! é que ganhamos por palavra!"
" sendo assim, claro! só tu para nos salvares carago!!!! e bota aí mais um fininho!"

bem, recomendações aos comentadores: falem com a Maia! se juntarem a posição dos astros, de certeza que terão mais estatisticas relevantes... ou então as datas de aniversário de pessoas famosas! Algo tipo, "o Benfica nunca ganhou ao Braga, em casa, em noite de Lua Cheia, com Jupiter na casa 7 (ou o caraças!) do zodíaco, com exactamente 15673 pessoas no estádio, e ainda por cima no dia que a Odete Santos nasceu! Isto é Histórico!!!!!!!"

Expliquem lá a porcaria da estatística! é que eu não percebi!

quinta-feira, outubro 13, 2005















A Cultura


Estava a voltar para casa depois de um longo dia na faculdade e a selecção musical caiu sobre um Stravinsky... Há certs músicas que têm sobre nós um efeito inexplicável: dão-nos força e energia para mais umas horas, retiram lágrimas, fazem-nos ver o sol por entre as abertas das nuvens... e tudo isto sem palavras, sendo portanto universais!

Dei por mim a pensar no porquê das pessoas apelidarem prontamente a música classica de chata, aborrecida, complicada, etc.

Bem, a verdade é que não estamos habituados a comer algo diferente do que nos dão e muito raramente nos oferecem um bom prato de cultura!

Tudo começa na escola: somos habituados a chegar aos objectivos sem pensar muito sobre eles, decorar factos considerados importantes, recursos estilísticos, nomes complicados, datas... enfim, tudo menos o sentimento em relação ao que estamos a ler...

Parece-me impossível que quando Eça de Queirós estivesse a escrever os Maias pensasse "bem, eu agora estava para escrever uma metáfora, mas na verdade uma alegoria fica aqui muito melhor!"... Na verdade acho que ele estava a pensar: "bem quero chocar o pessoal e transmitir uma mensagem, por isso vou colocar o Carlos a pinar com a Irmã!!! E vamos lá ver o que o pessoal diz disto!" E o que é que o pessoal diz? Nada!!! a verdade é que no meio das metáforas, alegorias, polionásmos, etc. sobra muito pouco para comentar estas ideias e os alunos acabam por se perder no objectivo de ler: apreciar a leitura, formar uma opinião, receber a mensagem do autor e, quando tudo funciona bem, querer ler outro livro!!!!

E depois, sabem como é, quando realmente perguntam a opinião ao pessoal e, claro, como seres humanos que somos, e após grande discussão, não se chegam a conclusões! Mas aí, o professor, corre para a resolução e explica que todos podem estar correctos e que todos podem ter a sua opinião.... ou será que diz?!?!?! Na verdade a maioria das vezes diz apenas: "Bem pessoal, as vossas opiniões são muito lindas e ainda bem que tivemos esta discussão, porque a opinião que conta não é NENHUMA destas, mas sim a que está espressa no livro de texto E QUE VÃO TER DE DECORAR, já agora, PARA O EXAME NA SEXTA!"

Guardados por este bastião de produção em massa, os alunos assim, aprendem claramente que o melhor é nem pensar nisso, mas sim decorar o que lhes pedem e resolver a porcaria do exame para nem terem de pensar num livro hipócrita que lhes permitiu sonhar acerca da possibilidade de poderem pensar livremente! Conclusão: nunca mais pegam num livro!

Quantos de nós, ao falarmos de livros referimos mais do que "um conjunto de folhas rodeadas por uma capa"? A verdade, penso eu, é mais "um professor paciente que guarda sonhos, ambições, experiências, histórias, viagens...etc, mesmo ao virar da capa!"

A música é igual: quando temos hipótese de começar a ouvir música "clássica" (esta designação é errada e eu qq dia explico, mas por agora todos percebem) enfiam-nos com uma Carmina Burana a martelo e é evidente, as pessoas ficam perdidas!

A leitura, a música, a arte não é diferente de muitas outras coisas no mundo: "É preciso praticar!"
Quem for forçado a correr a maratona logo da primeira vez que coloca uns ténis, (assumindo que resiste no fim) pensa que aquilo é tortura e começa a correr... dos ténis!
O que é engraçado é como isto é do senso comum em relação ao desporto na "cultura" todos partimos do princípio que podemos ler a Eneida quando abrimos os olhinhos!

O interesse da cultura é a vontade de se formar opinião, de contactar com opiniões opostas e confrontá-las! Poderia ser uma boa solução para muitos momentos da nossa vida! E bem lá no fundo, quando bem ensinada, é claramente tão divertida como qualquer outra coisa!

É que no fundo qual é o interesse? Por um miudo a ler "Os Maias", que ele esquece em 2 meses (ou opta por ler em formato livro amarelo já passadinho e pronto a engolir) e nunca mais ler nada para o resto da vida, ou dar-lhe um pouco de latitude e daí a uns anos ele poderá estar a ler O crime do padre Amaro, As púpilas do senhor Reitor, etc.?

Isso sim, parece-me que deveria ser o objectivo final do ensino!


http://en.wikipedia.org/wiki/Igor_Stravinsky

http://bnd.bn.pt/ed/eca_queiros/

http://www.infoforum.pt/web/informacao/secundario/04escsec_ch_linguas.asp

quarta-feira, outubro 12, 2005


New Ecology

Seing the news latelly it's hard not to be allarmed to all the natural catastrofes that newadays seem to affect almost every part of the world. Some scientist say the climate is changing regularly just as it always did, and that we are coming to a new Ice Age (without Manfred the Manuth no doubt), others say the global warming is coming to affect the world. It seems there is still no scientific evidence as to what is going on, but what most of them agree on, either side of the theory is that the pollution and global warming are afecting the way the climate is changing. Even the Ice Ager's believe the shift in temperatures is afecting the wind pattern, polar ice caps, and temperatures of the ocean, giving rise to Katrina and Rita, for once! It's a bit hard not to see a romantic justice in all this, as the world's biggest polluter (the USA) is being affected by these catastrofes! Even still there seem to be no practical measures to reduce the gas emitions and such, even now when we are coming to the verge of such terrible changes! The USA still do not accept the Kioto treaty and still consume 8 times more energy and resources than an average european, and about 20 times more than a person on an undeveloped country!
We should all look around and try to reduce energy consuption, recycle and be a bit more conscious about the enviroment. I must state I'm not an ecologist, I do not believe in total cuts of emitions, etc. and am not prepared to leave all our modern comodities, but I do believe we all could do a little better!

In these times I always recal Edward "Buzz" Aldrin's words when coming back from the Apollo 11's mithical journey: "We traveled so far to the Moon, and the greatest treasure we found was the place where we came from: the Earth!".

Maybe a trip to outher space is all we need too.

De um momento para o outro, todas as profissões são de "desgaste"!

Agora com a idade de reforma a aumentar, todos os sindicatos procuram extenuantemente factores pelos quais possam indentificar as suas profissões como "de desgaste"!
Por favor, alguém me explique se há profissões que não sejam "de desgaste"! é que tanto quanto sei, uma pessoa emprega-se, trabalha durante vários anos e para além do cheque ganha: dores na costas, dedos estropiados, dores de cabeça, "alcatrão" nos pulmões (com ajuda do tabaco ou não), fracturas nos braços, um pó ao chefe que nem é bom pensar, etc.

É claro que algumas profissões também cansam psicológicamente, e nem isso espero questionar, mas será que o desgaste psicológico tem de ser privelegiado face ao desgaste físico? Sinceramente, não vejo porquê!

Quando alguém vir um trabalhador de uma linha a chegar a casa com tantas dores nas costas que nem se consegue levantar para dar uma voltinha e descomprimir a cabeça, acho que vão perceber que também não é nada fácil.!

É que sinceramente, daqui a pouco, os arrumadores começam a pedir reforma e antecipada por terem de sofrer com insultos todo o dia! Isso sim, deve ser muito complicado.

Expliquem lá a greve dos enfermeiros... é que, sinceramente, eu não percebi!

terça-feira, outubro 11, 2005

pois é meus amigos... Nunca me canso de ver as declarações referentes às eleições autarquícas!
A acreditar pelas declarações do líder do maior partido da oposição, eu até que pensava que por hoje já tivéssemos novo governo com nova maioria! É que convinhamos a vitória nas eleições "autarquicas" (está entre aspas porque parece ter sido esquecido!) foi realmente relevante!

Uns dizem que foi um cartão amarelo para o governo, outros que foi contra as medidas do governo, outros para o primeiro ministro, outros para alguns notáveis de alguns partidos...
Será que existem assim tantos cartões amarelos para dar?

sinceramente, o que mais me irrita são declarações impensadas, infundadas e completamente falsas acerca da política do governo: Portugal viveu muito tempo acima das suas possibilidades, não podemos gastar mais do que temos e apesar de custar muito admitir, estamos em crise! se não sofrermos agora um pouco vamos ficar sem nada depois! E eu sou desempregado há já algum tempo!
A crise ainda não passou, não vai passar se esfregarmos uma lâmpada mágica e certamente não vai passar por mudarmos de governo! Existem coisas que necessitam de ser feitas, por muito que custe e qualquer governo com consciência falas-ia neste momento e diria a verdade: necessitam de ser feitas! Estou a dizer isto sem referência a partidos políticos! qualquer partido que estivesse no governo apertaria o cinto!

É claro que estamos fartos de apertar e alguns até já venderam o cinto, mas seria mais fácil de compreender que é necessário se todos os partidos quando estão a lutar para chegar ao poleiro não prometessem que com eles a crise acabaria sem mais esforços!

Achoq ue deviamos exigir um pouco mais da oposição em termos de consciência cívica e relembra-los que a oposição deve criticar quando há razões para isso, mas também propor alternativas viáveis!
Para criticar por criticar, qualquer um de nós consegue fazê-lo sem necessitar de qualquer partido político!

Finalmente, as eleiçoes autarquicas elegem o poder local e não o governo e nem deviam ser tão associadas a partidos! deviamos votar em ideias e nas pessoas e não na ideologias partidárias... E por falar nisso: que raio são os "independentes" apoiados por partidos? se são independentes não têm partido... sou só eu que acho que é tapar o sol com a peneira (e não, não preciso da definição de independentes!)?

sinceramente, esta eu não percebi!

Tive oportunidade de ver agora mesmo o novo reclame do Toyota Corrola... Desta vez os publicitários excederam-se! É criativo, é novo, é inesperado, é.... completamente estúpido!
Digam lá a verdade: alguém aqui está a pensar em comprar um livro por 19000 euros? por 19000 euros vou para a faculdade que em vez de um livro tenho muitos sobre segurança, economia, performance, qualidade, e tal como acontece nos livros que vêm com os carros, ... acabamos sempre por não os ler e vamos directos para o exame!
É que veio-me logo à ideia aqueles anúncios que estavam na moda na altura do euro: "vendo isqueiro com grande valor sentimental por 2000 euros e ofereco bilhete para a final"
Por 2000 euros eu esperava que fosse o isqueiro a apanhar o cancro no pulmão!

Sinceramente, amanhã vou ao "meu concessionário Toyota" (devem haver para aí 12 milhões no país, um para cada pessoa) e pergunto ao tipo quanto custa o Toyota sem extras.... e já agora sem a porcaria do Livro!