sábado, outubro 22, 2005















New Ecology continuação 1



Bem , depois do meu post referente à ecologia e às novas condições climatéricas é natural que nos sintamos um pouco tristes e desesperados... Apesar de haver uma enorme inercia nos sistemas climatéricos planetários (ou seja, qq acção demora várias gerações a fazer efeito!), há algumas coisas que podemos fazer para minimizar consequências das mudanças climatéricas, ou pelo menos adiá-las um pouco.

Na verdade, nenhum de nós vai sentir directamente os nossos esforços, mas os nossos filhos ou netos concerteza vão agradecer!

Segundo os últimos estudos, a Terra apresenta uma tendência marcada para o desaparecimento das estações temperadas (Primavera e Outono) e a substituição de anos temperados por anos de extrema seca ou de inundações extremas. Até 2100 a transformação deve estar concluída, por isso e melhor habituamo-nos a esta nova realidade.

Mas o problema principal continua a ser: agora que sabemos da situação, o que podemos fazer?

Todos nós temos ideias gerais acerca do que fazer, mas há imensas coisas simples que podem ajudar, e que por falta de informação e interesse, descuramos.

Vou tentar dar aqui, em posts vários, algumas dicas em relação ao que podemos fazer para ajudar, na medida dos possíveis com exemplos práticos e dados concretos em relação ao que estaremos a ajudar.

Este primeiro post vai ser dedicado a um projecto que aconpanho há já algum tempo e que poderá marcadamente melhorar a nossa compreensão em relação aos sistemas climáticos do futuro e as alterações destes.

Existe uma quantidade enorme de dados que são recolhidos todos os dias em estações climatéricas e sensores vários ao longo do mundo e, na realidade, nenhuma instituição se pode abastecer de supercomputadores suficientes para os analisar. Assim, alguns cientistas utilizaram o método já testado primeiramente pelo SETI, a divisão de informação por computadores pessoais.

Este tipo de projectos ganhou notoriedade através do projecto de descodificação do genoma humano e continua a estar disponível para a análise dos dados deste programa. Na verdade este projecto permitiu que a descodificação fosse feita em 4 ou 5 anos, em vez de 20 ou 30 com o supercomputador nativo, apenas!

A filosofia é muito simples: fizerem agora mesmo ctrl+alt+del e entrarem no gestor de tarefas, vão concerteza verificas que o vosso processador está apenas 20 ou 30% ocupado e assim é durante a maioria do tempo que o computador está ligado e para a maioria das pessoas. Na verdade o processamento só ronda os 100% quando jogam um jogo muito "pesado" ou codificam dvd ou afins.
Assim, um servidor distribui pacotes de informação que posteriormente enfia aos computadores voluntários do projecto e tenta aproveitar apenas a quantidade de tempo de processamento disponível nos computadores sem afectar a sua prestação enquanto trabalham nas nossas tarefas normais (navegar na net, jogar às cartas, trabalhar no office, descarregar no emule, etc.). O nosso computador analisa os dados automaticamente e reeenvia-os para o servidor com os resultados.

O processo não exige nenhuma intervenção humana e pode ser parado a qualquer altura, sem grande esforço, se quisermos fazer alguma coisa mais complicada com o computador, e para além do mais oferece um screen saver com uma interpretação visual da análise dos dados.

No caso de terem algum tipo de problemas em relação ao facto de não quererem ficar vinculados a um projecto tão importante, podem ficar descansados: os mesmo dados são enviados a vários utilizadores (normalmente 5) para o caso de alguém desistir, ou haverem erros, e os resultados são comparados uns com os outros.

Para as pessoas que se dedicarem a ter o cumpatador muito tempo ligado com este projecto, este assegura a divulgação do esforço através da integração na sua página do perfil, ou caso se justifique algumas palavras!

Sem mas demoras, aqui fica o link para a página do Climate Prediction

http://www.climateprediction.net/

e a página geral de todos os projectos desde tipo, onde podem escolher colaborar em outros projectos (investigação para curas de doenças, genoma humano, SETI, investigações astronómicas, etc), ou mesmo, até, todos ;-)!

http://boinc.berkeley.edu/

Passem por lá, experimentem o programa e dêm uma ajuda com algo que não necessita de nenhum esforço vosso, mas que pode significar imenso para nos ajudar a todos!

Qualquer pergunta, ou comentário, por favor, comentem no site, ou mandem-me um mail!

Obrigadão!

1 Comments:

At 9:29 da tarde, Blogger @ said...

vou passar por lá...
agora entendo porque estás sempre ligado, mesmo que não presente... :)
é o teu contributo para o progresso mundial!

 

Enviar um comentário

<< Home