quarta-feira, janeiro 18, 2006

A anedota e a moto do outro

Vou começar este post por uma anedota que infelizmente conheço há muito tempo:

Hitler vira-se para os Judeus e diz:
- Quem ganhar a corrida ao Heinz vai ser libertado.
Os Judeus rejubilam!
Hitler diz:
-Heinz, liga a mota!

E antes que me acusem de anti semita e cenas assim, passo a explicar:
O nosso amigo Dr. Cavaco Silva também vai de mota nesta corrida chamada de presidenciais. E os outros candidactos também ficam todos felizes com a ilusória perspectiva de poderem ganhar, ou pelo menos de sairem intactos da corrida.

Tenho de dizer que quando isto começou, eu tb tava todo virado para o Cavaco, mas agora... É que cada vez mais se parece com o campeonato nacional: todos fazem borrada, e enquanto se vão queixando da arbitragem, vão todos continuando a jogar.
O único que está acima disto tudo é o Dr. Cavaco Silva! Isoladíssimo na sua moto, enquanto os outros vão correndo (para os que ainda têm fôlego), alguns tentando justificar porque estão na corrida, outros tentando justificar porque não se deve votar em Cavaco. E a cada palavra que dão, só se ouve Cavaco, Cavaco, Cavaco, funciona como publicidade gratuita e o dito cujo, esse é que não dá cavaco a ninguém! (já sei que foi um trocadilho xunga, mas tenho ouvido algumas reportagens de futebol, ultimamente).

Então é assim:

- O Nosso amigo Mário Soares não está claramente senil! Ele até se tentou justificar com atestados médicos, mas acho que é claro que o único acto de senilidade foi ter-se candidactado! é que podia sair da vida política activa airosamente, e nós agora ficamos foi com a sensação que ele saiu do Real Madrid em topo de forma e passou para o Real das Xancas, onde acabou a carreira a arrastar as xuteiras! Mas então qual é o problema dele? o Problema é que o Dr. Mário Soares está tão parvo como sempre foi! Convinhamos! Sempre me lembro dele nem melhor, nem pior: exactamente tão burrinho, incomodativo, despropositado, agressivo e irreflectido como agora! E ele ainda anda a tentar enfiar os dedos pelos olhos dentro do pessoal, a convencer-nos que está a correr para presidente!

- O Manuel Alegre, após um começo em que corria contra o seu próprio partido, aborrecidissimo pela falta de apoio deste, como uma criança chateada com os pais (não estou aargumentar se tinha razão!) e fez do "Ainda se vão arrepender!" o mote de toda a campanha! lá para o meio, chegou à conclusão que tinha de arranjar tb umas ideias para dizer às camaras e lá foi andando pela campanha toda com o síndrome de uma gripe das aves mas curada! Ah! e esse sim, tem fôlego! faz quilómetros por dia! Vamos tentando pela quantidade, já que pela qualidade...!

- Francisco Louçã! haveria tanto para dizer, mas cou começar por dizer a verdade: ele não tem nada a ver com esta eleição! confundiu as coisas, vai usando o tempo de antena a que tem direito para se assumir como defensor dos oprimidos. Não fala da presidência, fala das pedreiras, não fala dos mandatários, fala das pescas, na verdade, não fala de nada de diferente de qualquer outra das eleições onde o BE se apresenta... Mas continua a atirar para qualquer coisa que se mexa! É tipo Far West! Esse sim, é mais do mesmo! Mas pelo menos é realista! já que não se tem hipóteses nenhumas e toda a gente sabe, vamos lá a fazer render o peixe e ganhar mais uns votos para o partido. o que interessa que sejam as presidenciais e não o governo? afinal a maioria dos portugueses nem sabe a diferença!

- O que me leva a Cavaco Silva! começou a falar da saúde, depois dos impostos, depois da educação... E findo isto, possivelmente num flashback, toca de promessas: "Eu vou resolver a saúde!", A educação tem de ser assim!" Eu vou resolver isto". Bem, ele e o Louça tiveram aulas juntos, mas interpretaram de forma diferente. Não são eleições para Primeiro-ministro! è para presidente da República! Em Portugal, O presidente da república não faz governo e não dá as directrizes para essas coisas! Lá disseram ao Senhor isto mesmo e ele compreendeu... Passou a ficar calado! O que tb não faz diferença, porque afinal ele até vai de mot, bem isolado e com tanta distância ninguém repara nisto!

- O Jerónimo de Sousa, continua igual a sí próprio: não promete demais, vai dando as suas ideias e piropos, ouve toda a gente e não se afasta das suas directrizes... Mas na verdade não pode nunca fazer a diferença... (E neste momento que Portugal vive, o comunismo não é a melhor hipótese, convinhamos!). Tenho pena do homem. um parente pobre com integridade e ideias, que vai acabar por perder por, ao contrário de muitos, se manter fiel às mesmas ideias (quer estejam correctas ou não!)

- Temos também mais um, que na verdade, acho que anda a fazer campanha pelo Cavaco Silva, para que tocas as asneiras sejam ditas por ele! Mas a importância é tanta que nem vou dizer o nome....

E assim, é pena que tudo já esteja definido à partida, porque com os jornalistas como arbitos da partida (os jogadores até se queixam da arbitragem e tudo) e com tanta porcaria que os candidactos fazem, ia ser um campeonato de apanhados digno de registo.

E confuso como estou, até que gostava que a gasolina da mota do outro acabasse....

1 Comments:

At 7:33 da tarde, Blogger @ said...

bem-vindo! já tinha saudades de te ler!
e quando aos corredores com mota ou sem ela, aguardemos que amanhã a meta defina a chegada de um deles. Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home