N(ão)clear?
Mais cedo ou mais tarde, tínhamos de chegar a esta questão: sim, ou não ao nuclear?
E a pouca energia que produzimos, onde a vamos obter?
Bem, existem, claro, as barragens... No entanto, e ao contrário do que se pensa ocupam apenas uma pequena percentagem do total de energia produzida (33.1% em 2004), sendo que a maior percentagem é obtida através de centrais não renováveis queima de carvão e hidrocarbonetos (55,7% em 2004) e mesmo assim vamos buscar cerca de 15,4% do consumo a Espanha!
E qual o limite? os estudos dizem que Portugal tem capacidade para pouco mais de 3500Mw já com uma baixa taxa de eficiência.
Dado que em 2004 o consumo cresceu 5,4%, com um aumento de população de 5,8% (cada um de nós consumiu um pouco menos) e para isso tivemos de importar 5% mais, acho que podemos dizer claramente que temos dificuldades em produzir a nossa energia, mesmo quando tentamos ser mais eficientes no seu uso...
Estes são os factos com que temos de lidar e agora as alternativas:
- energia eólica, geotérmica, mini hídrica, etc. - São óptimas hipóteses, mas é não vão chegar até à procura de energia
- Consumir menos - ainda melhor, mas segundo os dados, temos de consumir menos 50% para pararmos de depender dos combustíveis fósseis e 67% para também não dependermos da importação, uma coisa difícil quando o consumo tende a aumentar e a produção por barragens vai diminuir devido aos constantes períodos de seca!
- Outras fontes de energia - bem, aqui é claramente a nuclear a única hipótese!
e quanto à nuclear? bem, ao contrário do que se pensa é uma aposta para muitos países. a França tem 50% do seu consumo desta forma e na Europa a média é de 30%.
Existem correntemente 443 reactores licenciados no mundo e
O potencial de destruição é enorme, mas os acidentes são poucos... assim tipo viajar num avião: se cair tamos lixados, mas não deixa de ser a forma mais segura de viajar!
E depois temos o segundo maior problema: os resíduos, que sinceramente não sabemos o que fazer com eles... não há forma de contornar isto!
Só um pormenor final… vejam este gráfico: ao que parece, Portugal não está assim tão mal face ao estrangeiro no que diz respeito ao uso de renováveis, ao contrário das ideias que lhes costumam vender!
P.S. Desculpem todos os números, mas prefiro factos a conjecturas!
http://www.schoolscience.co.uk/content/4/chemistry/petroleum/knowl/4/2index.htm?tankers.html
http://collections.ic.gc.ca/tanker_arrow/mainn.html
http://www.guardian.co.uk/gall/0,8542,842603,00.html
http://www.epa.gov/oilspill/exxon.htm
http://www.chernobyl.co.uk/
http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/shows/reaction/readings/tmi.html
http://www.dge.pt/main.asp?idtemas=3&idsubtemas=1&Idconteudos=908