terça-feira, janeiro 24, 2006

Inimigos VS Adversários

Tive de vir aqui, logo depois do telejornal, porque ouvi lá uma pérola que necessita de algum tipo de comentário extra que só pode ser dado por alguémq ue não tem nada para fazer, como eu!

Em declarações num convívio de dragões, o Pinto da Costa referiu-se ao Benfic e seus dirigentes como "O Inimigo".

Quando ouvi estas palavras, vieram-me logo à ideia planos de invasão, baterias anti-aéreas, canhões, pistolas, facas e afins... Mas pensei que poderia ser apenas de mim, que últimamente e motivado pelo canal História, ando um pouco bélico... Então fui ver ao dicionário:

Inimigo:
1- que não é amigo
2- adverso, hostil, contrário
3- aquele que está possuído de ódio por alguém
4- nação, exército com quem se está em guerra
5- O diabo, O demónio

E agora, ao estilo dos inquéritos de revistas cor-de-rosa, vamos avaliar a sua personalidade, num pequeno teste:
destes vários aspectos apresentados, quantos acham que são um pouco exagerados ou despropositados face a um clube de futebol?

todos - és demasiado simpático, ou então tás a mentir!

todos menos um ou dois - vês um futebol de vez em quando e tens o teu clube de eleição, mas se te apanharem no meio de uma batalha ente clubes é porque és daltónico e te perdeste na claque errada!

Nenhum, todos os aspectos podem ser aplicados ao futebol- Bem, tu és um daqueles gajos que costuma aparecer nos filmes das bombas de gasolina depois dos jogos, não és? Por favor deixa a tua morada e contacto para te apresentar a uns amigos (xanax e PJ)

E o que quero dizer com isto?!
è simples: os senhores do grupo 3 são muito criticados pelo que fazem quando saem dos jogos e vem descarregar o facto de serem uns frustrados para o meio da rua, mas os dirigentes dos clubes que se agridem com palavras inspiradoras destas em directo para as televisões são enaltecidos! Será que ninguém naquela sala soube dizer ao Sr. Pinto da Costa que aquilo era ridículo?! É que seguir assim uma pessoa cegamente, ouvir estas baboseiras e não dizer nada é quase tão mau como sair para a rua e vir estourar a mercearia da Sr. Arménia porque o nosso clube perdeu!

Possivelmente era bom haver uma instituição que servisse para controlar este tipo de expressões e até mesmo a conducta das pessoas relacionadas com o futebol, ou pelo menos para deitar um pouco a água na fervura.... Ah! já há uma instituição destas?! Oh bolas! e eu que não sabia!!!! Mas então será que não têm televisão? ou ng lhes disse?!

Bem, vou acabar isto com uma outra definição do dicionário:

adversário:

1- Indíviduo pertencente a outro partido
2- Situado em frente, oposto
3- competidor, antagonista

Agradecia que se passasse este significado a outros amigos do futebol, para nunca se queixarem de falta de vocabulário!

e se o Sr. Nuno Pinto da Costa queria dizer mesmo Inimigo? se era isso, então confesso que não percebi!

De que acham que vou falar?!?!?!?!

Pois é! tb eu quero comentar as eleições! afinal tb sou gente caraças!!!
Sim, eu sei que vozes de burro não chegam ao céu, mas devido aos milagres da tecnologia, chegam à net! Menos mal, não é?

Há coisas que me deixam um pouco confuso e vou tentar enumerar algumas:

- Apesar de ter havido imensas questões acerca da sanidade mental do Mário Soares, eu acho sinceramente que foi dos candidactos mais sãos da noite toda... É que foi o único candidacto que apareceu prontamente a dizer que tinha perdido as eleições, que felicitava o Presidente Cavaco Silva e que ia continuar a trabalhar e a mandar as bocas dele!
Os outros disseram que tinham ganho neste ou naquele aspecto, que a culpa de terem perdido não era deles, etc. quer-se dizer, isto não parece um pouco dar uma palmadinha nas nossas próprias costas? É que estes comentários são bonitos para quem ganha, e feios para quem perde! Eu não sei quem aprendeu com quem, mas isto parece quase igual ao futebol! Bem, a nossa equipa partiu um pouco desfalcada, tinhamos uns jogadores a menos, e ainda por cima, o arbitro jogou para o lado do adversário! É claro que a nossa derrota não teve nada que ver com o facto de haver outra equipa em campo...! Quem acha que isto era um pouco exagerado?!

Depois veio o louça dizer que a esquerda perdeu porque não se mostrou unida e devido às más políticas do governo! bem, eu sei quem passou toda a campanha a atirar para todo o lado, tipo cruzamento de dirty Harry e Stevie Wonder! Quer-se dizer, como é que a esquerda pode ser unida se há lá um gajo sempre aos saltos a apontar para todo o lado... Naõ tou a dizer que ele não devia criticar o governo ou qq outra facção... o que não devia era criticar o facto de não aparecerem unidos!

O Jerónimo de Sousa é que apareceu visivelmente aborrecido pela perda da esquerda, e devo concordar que ele fez bem a sua parte, conseguindo ter mais votos que o seu partido nas eleições passadas... E se isso diz que ele tem mais prestigio que o seu partido junto aos portugueses (como tentaram aferir muitos comentadores) o que dirá do louça que teve menos?

Vocês desculpem esta coisa do louça, mas continuo a achar que é das piores candidacturas que já vi! é que se ele não me estivessem sempre a lembrar que era para a presidência, eu pensaria que o tipo andava pelo país com cameraman's contratados a visitar os pescadores e velhotas e afins! é que nunca o ouvi a referir-se à presidência!

Melhor que isso o graça pereira que apareceu logo a dizer que a derrota era por culpa de não terem ouvido o que ele disse em relação à necessidade de se juntarem, porque como ele tinha já avisado, o Dr. Cavaco ia ganhar!!!! Ora bolas, eu tb já tinha avisado isso! Eu e mais 10 milhões de portugueses, alguns timorenses de dupla nacionalidade e aí uns 500 emigrantes emigrantes na Europa! É que é de uma inteligência suprema o comentário! ainda bem que ele se candidactou para dizer isto no fim, o que seríamos de nós sem ele? Só pelo esforço pega lá 0,4%!

Para o candidacto poeta eu só digo: podia ter sido melhor se tivesse sido apoiado pelo PS e claramente eles apostaram no cavalo errado, mas de qq forma, o cavaco iria ganhar (possivelmente à segunda volta)! Mas foi um bom esforço e sim, uma óptima marca. O único candidacto independente de relevo conseguiu 1000000 de votos!!! Agora é voltar para o Ps e por a língua de fora a todos... E se encontrar aquela estúpida do PS que fez os cmentários brilhantes para a televisão, mande-lhe uma cronhada na cabeça e faça-lhe um poema acerca da ausência de cérebro!

O vencedor foi, claramente o Dr. Cavaco Silva, o único homem da direita que poderia ter feito um resultado daqueles à primeira volta! E isso sim, também é preciso que se diga!

Uma nota à RTP1: ganância a mais!!!! Demasiados apresentadores, demasiado espectáculo, demasiada confusão e demasiada ânsia!

Sr. José Rodrigues dos Santos: são os votos que dão os mandatos e não as sondagens! Eu sei que isto é básico, mas parece que ele não sabe! às 8 da noite, só iam dizer as perspectivas e não os resultados!
Coitado do senhor das sondagens: tanta pressão a noite toda para ele dizer os resultados, quando ele só podia dizer sondagens e acabou por tolerar tanta confusão até ao fim... se eu fosse a ele tinha saído para uma mesa de voto e ajudado a contar!
E aquele placar no final?! por favor... que idiotice! a eleição do presidente da républica não é um espectáculo de variedades!!!!! e o jornalismo a sério não precisa disso!

quarta-feira, janeiro 18, 2006

A anedota e a moto do outro

Vou começar este post por uma anedota que infelizmente conheço há muito tempo:

Hitler vira-se para os Judeus e diz:
- Quem ganhar a corrida ao Heinz vai ser libertado.
Os Judeus rejubilam!
Hitler diz:
-Heinz, liga a mota!

E antes que me acusem de anti semita e cenas assim, passo a explicar:
O nosso amigo Dr. Cavaco Silva também vai de mota nesta corrida chamada de presidenciais. E os outros candidactos também ficam todos felizes com a ilusória perspectiva de poderem ganhar, ou pelo menos de sairem intactos da corrida.

Tenho de dizer que quando isto começou, eu tb tava todo virado para o Cavaco, mas agora... É que cada vez mais se parece com o campeonato nacional: todos fazem borrada, e enquanto se vão queixando da arbitragem, vão todos continuando a jogar.
O único que está acima disto tudo é o Dr. Cavaco Silva! Isoladíssimo na sua moto, enquanto os outros vão correndo (para os que ainda têm fôlego), alguns tentando justificar porque estão na corrida, outros tentando justificar porque não se deve votar em Cavaco. E a cada palavra que dão, só se ouve Cavaco, Cavaco, Cavaco, funciona como publicidade gratuita e o dito cujo, esse é que não dá cavaco a ninguém! (já sei que foi um trocadilho xunga, mas tenho ouvido algumas reportagens de futebol, ultimamente).

Então é assim:

- O Nosso amigo Mário Soares não está claramente senil! Ele até se tentou justificar com atestados médicos, mas acho que é claro que o único acto de senilidade foi ter-se candidactado! é que podia sair da vida política activa airosamente, e nós agora ficamos foi com a sensação que ele saiu do Real Madrid em topo de forma e passou para o Real das Xancas, onde acabou a carreira a arrastar as xuteiras! Mas então qual é o problema dele? o Problema é que o Dr. Mário Soares está tão parvo como sempre foi! Convinhamos! Sempre me lembro dele nem melhor, nem pior: exactamente tão burrinho, incomodativo, despropositado, agressivo e irreflectido como agora! E ele ainda anda a tentar enfiar os dedos pelos olhos dentro do pessoal, a convencer-nos que está a correr para presidente!

- O Manuel Alegre, após um começo em que corria contra o seu próprio partido, aborrecidissimo pela falta de apoio deste, como uma criança chateada com os pais (não estou aargumentar se tinha razão!) e fez do "Ainda se vão arrepender!" o mote de toda a campanha! lá para o meio, chegou à conclusão que tinha de arranjar tb umas ideias para dizer às camaras e lá foi andando pela campanha toda com o síndrome de uma gripe das aves mas curada! Ah! e esse sim, tem fôlego! faz quilómetros por dia! Vamos tentando pela quantidade, já que pela qualidade...!

- Francisco Louçã! haveria tanto para dizer, mas cou começar por dizer a verdade: ele não tem nada a ver com esta eleição! confundiu as coisas, vai usando o tempo de antena a que tem direito para se assumir como defensor dos oprimidos. Não fala da presidência, fala das pedreiras, não fala dos mandatários, fala das pescas, na verdade, não fala de nada de diferente de qualquer outra das eleições onde o BE se apresenta... Mas continua a atirar para qualquer coisa que se mexa! É tipo Far West! Esse sim, é mais do mesmo! Mas pelo menos é realista! já que não se tem hipóteses nenhumas e toda a gente sabe, vamos lá a fazer render o peixe e ganhar mais uns votos para o partido. o que interessa que sejam as presidenciais e não o governo? afinal a maioria dos portugueses nem sabe a diferença!

- O que me leva a Cavaco Silva! começou a falar da saúde, depois dos impostos, depois da educação... E findo isto, possivelmente num flashback, toca de promessas: "Eu vou resolver a saúde!", A educação tem de ser assim!" Eu vou resolver isto". Bem, ele e o Louça tiveram aulas juntos, mas interpretaram de forma diferente. Não são eleições para Primeiro-ministro! è para presidente da República! Em Portugal, O presidente da república não faz governo e não dá as directrizes para essas coisas! Lá disseram ao Senhor isto mesmo e ele compreendeu... Passou a ficar calado! O que tb não faz diferença, porque afinal ele até vai de mot, bem isolado e com tanta distância ninguém repara nisto!

- O Jerónimo de Sousa, continua igual a sí próprio: não promete demais, vai dando as suas ideias e piropos, ouve toda a gente e não se afasta das suas directrizes... Mas na verdade não pode nunca fazer a diferença... (E neste momento que Portugal vive, o comunismo não é a melhor hipótese, convinhamos!). Tenho pena do homem. um parente pobre com integridade e ideias, que vai acabar por perder por, ao contrário de muitos, se manter fiel às mesmas ideias (quer estejam correctas ou não!)

- Temos também mais um, que na verdade, acho que anda a fazer campanha pelo Cavaco Silva, para que tocas as asneiras sejam ditas por ele! Mas a importância é tanta que nem vou dizer o nome....

E assim, é pena que tudo já esteja definido à partida, porque com os jornalistas como arbitos da partida (os jogadores até se queixam da arbitragem e tudo) e com tanta porcaria que os candidactos fazem, ia ser um campeonato de apanhados digno de registo.

E confuso como estou, até que gostava que a gasolina da mota do outro acabasse....