quarta-feira, novembro 02, 2005

A net é o ópio do povo (e o Hi5 a cocaína)

Não passaram muitos anos desde que esta frase foi pela primeira vez dita, dessa vez aplicada a outros ópios... Mas a frase contém em si uma genialidade que a levou a ser aplicada em vários momentos da história e, hoje em dia, pode claramente ser aplicada à net!

Há alguns meses descobri o Hi5, do qual já havia recebido diversos contactos para me registar, mas nunca tinha tido curiosidade para isso! Sabem que com tanta porcaria que anda pela net e tantos pop ups, torna-se algo complicado algum site ganhar a nossa atenção para sequer clicarmos na porcaria da janela, mas, eis que, no meio das brumas, um site teve a fantástica ideia de levar os nossos amigos a fazer a publicidade por eles... É um simples caso de ser o amigo certo a mandar-nos o e-mail e quando ele chegou, eu, confiante pela imagem do meu amigo a mostrar a cara por 3 letrinhas (Hi5) lá decidi ir!

O registo tinha tudo para ser uma seca! fazer o upload da foto (mais um site que tem a minha imagem, tb devo concordar que sou um pouco pato nestas merdas), idade, localidade e outras merdas que tais (nota mental: fazer um ficheiro automático com estas tretas e de preferência a identificar-me como mega bomba sexual de 22 anos!, tipo cruzamento de val kilmer e einstein na proporção certa!), mas na verdade foi muito simples! Eu bem que estava a ver que faltava alguma coisinha, mas nunca imaginei que fossem os dados psicológicos ou afins que costumam estar mesmo a seguir à localidade e estado civil!

depois de chafurdar por um pouquinho fiquei com a ideia geral do que o site efectivamente era, mas como gajo crente que sou, ainda fiz uma entrada no jornal e esperei calmamente contactos....

Passado umas semaninhas, e acabando o bando de gajos desesperados que têm o desprazer de me conhecerem na vida (a minha network parece a festa da pila!) aquilo acabou por ficar em águas de bacalhau! Na verdade não me surpreendeu muito, e acabei por pensar que devia acontecer o mesmo à maioria do pessoal, mas ao que parece, não é nada assim!

as minhas orelhas afiadas começam a aperceber-se da expressão "uaifibe" (eu estudo no porto, carago!) nos corredores da faculdade e ainda por cima, com grande perspicácia, apercebem-se que quanto mais novinhos são os interluctores, maior é a probabilidade de ouvir a expressão.

Eu, como verdadeiro investigador das modas (e com demasiado tempo livre, concordo) acabei por falar com uns colegas mais novos em relação ao Movimento de Libertação das Carantonhas Escondidas.

Ao que parece, a nova onda de popularidade está em meter a fronha no site e descobrir quantas pessoas podemos angariar para a nossa network... Palavras para quê (literalmente)? a Maioria das pessoas nem nunca escreve o que quer que seja umas ás outras, não comentam, não expressam nada (tirando uns grunhidos adaptados de um construtor civil para linguagem da net no fundo das fotos mais picantes!), apenas se adicionam umas às outras...

Uma conhecida só adiciona gajos giros (sem duvida na tentativa de esconder a picareta que tem em vez de nariz no meio das pilas deles), outra só adiciona gajos com partes do corpo à mostra (para fazer um frankenstein, claro), um amigo só gajas com mais de 40 anos ("desesperadas á procura de peso...." de locais tão próximos de portugal como o paraguai e cenas assim, apesar de já lhe ter dito que seria a queca mais cara de sempre!), etc.

Nenhum deles adiciona pessoas que tenham algo escrito no journal... na verdade, muitos nem sabem que o hi5 tem esta funcionalidade!!!!!!

E eu lá fui ver se aquilo era a mina que todos afirmavam.... E é! canudo! é mesmo!

Aquilo é como ir ao talho. há pessoas com 20 fotos de bikini (eu não tenho 20 fotos ao todo! não ganho para camaras), para a gente poder escolher a melhorzinha (anca,coxa, chispe direito, etc), outras 20 fotos na mesma pose com roupas diferentes ( fevera frita, cozida, estufada, grelhada, etc), e quando tudo o resto falha, a malta tira 20 fotos no momento para poder encher aquilo (temos a Francisca a olhar para o monitor, para o lado, para a mãe, para a mosca, para a caqueta no dedo, etc). E tatuagens? bem, aquilo tem mais tatuagens que portugueses! E ainda por cima tem tatuagens iguais em 100 pessoas diferentes (granda marca de originalidade, não é?)!

Afinal, quem caraças mete uma foto dele em calções de banho, a olhar languidamente para a camara (possivelmente tirada no verão anterior pelo namorado/a) para 7 milhões de gajos poderem ver e comentar? E não sou nada púdico mas caraças... não ando para aí de calções no trabalho! é que o meu chefe ainda pode ver! e ainda pior, gostar!!!!!!

é preciso ter-se uma falta de autoconfiança para medir a nossa beleza e popularidade a partir de um site que não faz considerações à nossa psique, e nos mostra desesperadinhos por atenção como se estivessemos no canil à espera da injecção letal!

na net, tudo é mais fácil: a vida é diferente, podemos sempre tirar mais uma foto se aquela mostrar quão feios somos verdadeiramente, o computador não fala, por isso, não nos precisamos de preocupar em dizer/mentir que somos muito letrados (no tio patinhas), não cheira se os intestinos nos pregarem uma partidinha, e principlamente, não exije!!!!!
Porque na verdade, a aura de liberdade e fantasia que criamos lá é a mesma que os outros também criam, e por isso tudo é cor-de-rosa, tudo é glamour, todos são sexualmente activos com mais do que mão e, por momentos, esquecemos que a vida lá fora existe, e que não estamos sempre como as fotos... E ainda por cima esquecemos outra coisa: é muito fácil escrever: "és mesmo linda!" sem o sentirmos, quando não estamos a olhar para a pessoa!

é o ópio a tirar-nos da nossa vidinha de caca e a substituir as flores por pixeis e bits coloridos e os berros dos filhotes e dos pais por janelinhas com o sinal X que podemos fechar com o clique de um rato!

há mais na vidinha que a net, e há mais do que o trabalho, estudo, berros, borbulhas, furuncos, dores, gripe das aves, desemprego, combustíveis, governos, tempestades, filas de transito, etc.

e o computador não consegue substituir isso!

P.S. Quando o Chico fala, a gente rende-se ás evidências! obrigado pelos comentários sempre presentes e muito importantes!

3 Comments:

At 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E quem escreve assim não é gago.

 
At 9:02 da tarde, Blogger Fátima Belém said...

Ola spinus...

Cconcordo com muita coisa que dizes sobre o HI5. Também eu andei a fugir de me registar dele "n" de vezes, e também como tu acabei por entrar e investigar aquilo... No entanto e apesar de eu ver que o interesse principal, como tu muito bem dizes, é descobrir quantas pessoas podemos angariar para a nossa network...eu soube tirar o "suco" dessa ferramenta...

Porque, meu caro, para a regra há sempre uma excepção... Eu consegui ver o lado bom deste novo Ópio... consegui recuperar contactos que até facilmente poderia ter conseguido por uma amiga de amiga de amiga, mas que sempre fui adiando de pedir...Acabei por rever pessoas e grupos que já há muito não sabia novidades... Acabei por saber de encontros que se fazem e que por uma questão geográfica eu não fazia parte... Partilhei fotos e dei a conhecer fotos que muitos partilharam os momentos que aquela(s) fotos eternizaram com um simples "flash".... Talvez concorde que não se aprende muito e muitas/os têm contactos de pessoas que apresentam um perfil ou umas fotos mais tocantes...

Sinceramente nunca me deixei fascinar por isso. Quando recebo um convite de alguém que me quer no seu network, respondo, antes de aceitar o porquê... se será algum conhecido que não me lembre... caso não seja, paciencia... Já foste: reject!

Sim, porque só dizes o que queres, mostras as fotos que queres e tens na tua lista quem tu queres!!!! Ninguém te obriga e não podes dizer "não suporto que invadam a minha vida".... Se tudo for feito com a consciencia do que se pretende com aquilo, então pergunto-te eu: "Qual é o problema????" É verdade que "(...) a aura de liberdade e fantasia que criamos lá é a mesma que os outros também criam, e por isso tudo é cor-de-rosa, tudo é glamour, todos são sexualmente activos com mais do que mão e, por momentos, esquecemos que a vida lá fora existe, e que não estamos sempre como as fotos... E ainda por cima esquecemos outra coisa: é muito fácil escrever: "és mesmo linda!" sem o sentirmos, quando não estamos a olhar para a pessoa!
(...)"
Bem verdade e subscrevo inteiramente... Infelzimente a sociedade em mudança implica dissabores e a deturpação de algumas coisas!!!!

Mas só para te dizer que tudo tem o lado positivo e negativo. É só escolhermos qual é que queremos ver.. e nunca descartar a outra hipotese que não escolhemos sem nos deixarmos levar pela curiosidade em saber o que nos podia mostrar... Assim se aprende a viver...

Uma beijoca!

Parabéns pelo blog! Tem conteúdo! sumo!!! E por isso tenho link na minha página... assim se não gostarem do meu podem sempre visitar o teu e pertilhar ou não as tuas opiniões. Afinal assim se constroem pontos de vista.

 
At 9:49 da tarde, Blogger @ said...

continuas a perspectivar horizontes, já tens fãs aqui! continua a iluminar as mentes com paralelismos da razão e da emoção!

 

Enviar um comentário

<< Home